Araguaína registra 531 mm de chuva em novembro, volume bem acima da média histórica

0
43

A média para o mês na região é de 206 mm. Chuvas intensas foram provocadas pela presença de um canal de umidade e pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS) em vários estados brasileiros. Araguaína registra grande volume de chuva no mês de novembro
Graciete Marques/ TV Anhanguera
Choveu muito em Araguaína durante novembro. Um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a cidade registrou 531,2 milímetros, no penúltimo mês do ano .
O volume foi alto e superou a média histórica do mês, que é de 206 mm. O instituto divulgou uma tabela com as cidades que mais registraram chuva no Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Na lista, Araguaína aparece em primeiro lugar com os maiores acumulados.
O g1 acompanhou os impactos das fortes chuvas no município. No dia 19, o forro de uma ala do Hospital Regional de Araguaína (HRA) desabou e assustou os pacientes e funcionários da unidade. O temporal também deixou várias ruas e avenidas da cidade alagadas.
Goteira em sala de internação do Hospital Regional de Araguaína
Reprodução
LEIA MAIS:
Temporal derruba forro e faz água jorrar pelo teto do Hospital Regional de Araguaína
Chuva causa alagamentos e enxurrada passa por cima carros em Araguaína
E a chuva continua neste mês de dezembro. Na manhã desta quinta (8), a cidade amanheceu debaixo d’água.
Conforme o Inmet, em novembro, os maiores acumulados concentraram-se desde o noroeste da região norte, áreas central-norte até o leste das regiões sudeste e sul, ocorridos principalmente devido à presença de canal de umidade, além de episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
A ZACS é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das regiões norte, centro-oeste e sudeste.
Nas regiões norte e nordeste, as estações meteorológicas registraram 103,2 milímetros em Gurupi, sul do estado, apenas no dia 1º de novembro. Já no dia 2, o destaque foi para Guanambi (BA), com com valor de 75,8 mm.
No dia 17 de novembro, em Barcelos (AM) choveu 125 mm. Já no dia 26, Pium (TO) contabilizou 117,6 mm.
A temporada de chuvas começa na segunda quinzena de outubro no Tocantins e se estende até março ou abril. Nesse período, é comum o registro de chuvas fortes, alagamentos e transtornos. A temperatura fica mais amena e a umidade relativa do ar aumenta, fatores que melhoram a qualidade de vida dos moradores, os quais chegam a enfrentar mais de 40 graus no periodo de estiagem.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins