Com alto índice de infestação, Palmas vai usar carro fumacê para reforçar combate ao mosquito da dengue

0
66

Município encontra-se com o Índice de Infestação Predial (IIP) em 3,3. Agentes de endemias também estão percorrendo quadras de Palmas desde o início do ano. Carro fumacê borrifando inseticida em quadra de Palmas
Raiza Milhomem/ Prefeitura de Palmas
O carro fumacê será utilizado em Palmas a partir desta quinta-feira (20) para reforçar o combate ao Aedes aegypti. A cidade está com alto índice de infestação do mosquito, que e transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação será executada pela Unidade de Vigilância em Saúde (UVCZ) em 40 quadras e bairros da capital nos horários das 6h e 18h.
Segundo levantamento da UVCZ, o município encontra-se com o Índice de Infestação Predial (IIP) em 3,3. O número é considerado alto e com risco moderado, pois o ideal é abaixo de 1.
Desde o início do ano os agentes de endemias estão percorrendo os bairros visitando residências e fazendo entradas em localidades com focos do mosquito.
LEIA TAMBÉM
Tocantins tem 71 municípios monitorados para risco de epidemia de dengue
Agentes de endemias vão percorrer bairros de Palmas em ação contra o Aedes aegypti; veja cronograma
Os carros fumacê vão borrifar inseticida de ultra baixo volume (UBV). A Secretaria Municipal de Saúde orientou a população a abrir portas e janelas para garantir a maior eficácia do produto, que combaterá os mosquitos adultos.
Antes das aplicações os moradores serão comunicados via carro de som, pelos agentes de saúde da família e agentes de combate à endemias. O município informou que também vai avisar os criadores de abelhas com antecedência para proteger os enxames antes da borrifação.
Mosquito Aedes aegypti; dengue
Divulgação/SESA
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins